segunda-feira, 27 de junho de 2011

E essa é a vida?


É engraçado como a vida é...

Um dia temos a certeza de que tudo é como pensamos, que tudo está bem. Que somos as pessoas mais felizes do mundo e temos tudo que queremos. Que o melhor é aquilo que alcançamos, que o futuro é aquilo que construímos hoje. E assim seguimos, felizes, com algumas dificuldades, pequenas tristezas, mas nada que abale nossa certeza. Nos acomodamos, nos acostumamos, e nos entregamos a essa rotina.

Mas de repente, perdemos essa certeza. Nada parece estar bem, tudo aquilo no que acreditamos parece cair por terra. Nos sentimos as pessoas mais tristes do mundo, e parece que não temos nada que nos satisfaça. O melhor parece algo inexistente, uma utopia, o futuro, algo incerto, que não interessa por agora. E assim seguimos, tristes, com algumas pequenas felicidades, pequenas alegrias, que parecem inferiores comparadas aquilo que enfrentamos. Tudo isso consegue abalar nossa certeza. Mas nos acomodamos, nos acostumamos e nos entregamos a essa rotina e ...

Ei! Acorde!

É nessa hora que você vê como a vida é. Ou simplesmente, não é. Você percebe como não vale a pena ficar triste, se entregar a isso. Se a felicidade é aquilo que te faz bem, que faz com que você veja um sentido em tudo que você faz, mesmo que você não perceba, por que você vai se entregar a tristeza? Pessoas, situações, e até você mesmo, vão sempre te decepcionar, quebrar as suas pernas, mas sabe de uma coisa? Dane-se.

Você tem uma vida inteira para aprender com seus erros, e é isso. Nada é igual a aquilo que já aconteceu. Sério, nada. Então você nunca vai acertar da mesma forma, nem cometer o mesmo erro. São sempre pessoas, situações e lugares diferentes. A vida simplesmente nos surpreende por isso. Ela não é um filme, de 2hrs com um roteiro definido. Nem uma série, com um fim programado. A vida simplesmente é o seu espetáculo, onde todos os dias você escreve o roteiro, onde você é o ator principal, onde você tem poder sobre o que irá acontecer. E como todo espetáculo, muitos irão aparecer, mas cabe a você escolher quem será fundamental ou não na sua história. Conhecemos pessoas inesquecíveis sempre, e muitas fazem questão de serem esquecidas. Elas também escrevem suas próprias histórias, e cabe a elas escolherem escreverem junto de vc.

Então, pare. Pare de pensar em como seria se tivesse ou não feito algo. Pare de sofrer por algo, que parece o fim da sua vida hoje. Porque amanhã você tem um novo capítulo para escrever, uma nova história para viver. Seja com alguém que você queira viver a vida inteira, ou com uma amizade verdadeira.

Só siga. E talvez essa seja a vida. A sua história, sendo escrita.

4 comentários:

  1. Adorei o texto Vince. Era tudo o que eu precisava ler. Indiretamente você me ajudou e eu o agradeço por isso (:

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade! Preciso me convencer disso nos momentos de tristeza infundada...
    Parabéns pelo texto xD

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto , simplesmente maravilhoso .

    ResponderExcluir